O atual prefeito Elinaldo, deixará a cidade de Camaçari ao fim do seu governo, com uma enorme “pilha” de doentes. Até o momento são 129 mil pessoas que estão acumuladas na fila da prefeitura aguardando algum tipo de procedimento, além de consultas médicas, quadro que devido a ineficiência da atual gestão, tende a se agravar.
Essa informação faz parte e uma denuncia feita, através de documento apresentado, na ultima sexta-feira (17) no Clube Social de Camaçari durante o evento Diga Ai Camaçari – Saúde, e que foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde ao site Destaque 1.
Segundo o documento, 23 mil pessoas aguardam a realização de exame de sangue; 11 mil mulheres esperando ultrassonografia e 6 mil, ultrassonografia mamária. Quase 5 mil pessoas, entre adultos e crianças, aguardam por consulta com psicólogo, é mais de 4 mil pessoas esperando consulta de oftalmologia. Além disso, a fila para uma consulta com um médico cardiologista já alcança 2 mil pessoas.
“Isso é um crime, isso é cruel. O povo de Camaçari está sofrendo. Sabe por quê? Porque a saúde básica primária, a atenção primária, que é responsabilidade da prefeitura, do prefeito, do secretário de saúde do município, não está funcionando. E nós precisamos fazer essa mudança”, disse Luiz Caetano, pré-candidato a prefeito do município pelo PT, acrescentando ainda que acionará as autoridades competentes para que ocorra uma apuração no uso da verba pública para a saúde no município.
“Parece que esse prefeito tem raiva de mulher. Como podemos ter 11 mil mulheres aguardando por exame de ultrassonografia? Eu vou acabar com essa burocracia”, afirmou o pré-candidato a prefeito.
Ainda durante o “Diga Aí”, Caetano ouviu de muitas mulheres a necessidade de se acolher não só crianças atípicas, como as mães atípicas. Caetano anunciou a construção, por parte do Governo do Estado, de um Centro de Reabilitação para acolhimento de pacientes com autismo, e garantiu a ampliação real do investimento.
“Vamos colocar os postos médicos para funcionar. Os pacientes precisam sair dos postos médicos atendidos, com receita e já com medicamento. Há 12 anos tínhamos 2 UPAs na sede de Camaçari funcionando, além do Hospital da Mulher e postos médicos funcionando em três turnos. Vamos voltar a ter tudo isso. Vamos recuperar ainda as UPAs da orla, em Monte Gordo e Abrantes”, completou. O pré-candidato também comemorou a construção de uma UPA tipo 3 e uma Policlínica na cidade via Governo Federal.