IMG-LOGO
Ultimas Noticias: Destruiram a reputação do Poder legislativo em Camaçari: atual legislatura que começou 2021 gastando dinheiro público com carro de luxo, chegou ao fim em 2023 votando contra o povo Atenção Elinaldo, Dona Ivana Paula e Flávio Matos, o dinheiro do incentivo financeiro do Agente Comunitário de Saúde, já foi depositado na conta da prefeitura E com o limão que restou Elinaldo fez uma limonada sem açucar Natal Solidário: Cidade da Luz realiza Dia D de arrecadação de donativos neste sábado, 16 de dezembro Em primeira discussão e votação, Câmara de Camaçari aprova PDDU-S do município
Acaba fila de espera por um leito Covid em Camaçari, no entanto UTIs estão 100% ocupadas
07/04/21 as 02:31 pm

 

 

Pacientes na fila de espera por um leito Covid cai para zero em Camaçari

Após 30 dias de medidas restritivas no enfrentamento à pandemia da Covid-19, os resultados positivos foram expressivos em Camaçari, o principal foi a redução da fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, assim como a procura de pacientes sintomáticos por atendimento nas unidades da Atenção Básica e de urgência e emergência.

Durante todo o mês de março, a média diária de pessoas na fila de espera por um leito de UTI ou clínico para tratamento da doença, foi de 38 pessoas. Se calcular a média tomando por base apenas a primeira quinzena de março, momento mais crítico da pandemia no município, essa média foi de 55 pessoas por dia. No momento mais difícil, chegou a ter 72 pessoas na fila de espera, em um dia. Porém, após a abertura de novos leitos clínicos e de UTI, somados às medidas restritivas, esse número caiu para zero desde o dia 1º de abril e assim tem estado nos últimos cinco dias.

Outro fator importante observado, foi a redução no número de pessoas que tem dado entrada na tela da regulação aguardando um leito Covid. Durante todo o mês de março a média diária era de 25 novos pacientes. Nos últimos cinco dias, essa média caiu para três pacientes, por dia.

Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, explica que, “a redução no número de pacientes por dia pedindo leitos é o sinal mais importante dos efeitos positivos das medidas restritivas. Porém, ainda precisamos nos manter muito vigilantes, pois a ocupação dos leitos de UTI do município continua em 100%. Essa média não baixou em momento nenhum, ainda”.

Outro avanço que merece destaque, após os 30 dias de medidas restritivas, é a diminuição em praticamente 70%, na busca por atendimento nas unidades de urgência e emergência pelos pacientes sintomáticos da Covid. Em média, 150 pessoas com indícios da doença davam entrada, por dia, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) do município, durante o mês de março. Esse número reduziu em mais de 70% nos primeiros cinco dias de abril. A diminuição de pacientes sintomáticos também ocorreu nas unidades de saúde da Atenção Básica.

O número de novos casos confirmados também teve uma queda considerável. Na última semana epidemiológica entre 28 de março e 3 de abril, foram 293 novos casos. No ponto alto da pandemia, entre fevereiro e março, chegou a ser registrado 1.640 novos casos numa única semana. Foram quatro semanas seguidas com os números variando entre 1.057 e 1.640 novos casos confirmados. A partir da adoção de determinações mais rígidas, no início de março esses números passaram a cair.

O secretário da Saúde, Elias Natan, afirma que esses avanços só foram possíveis graças as medidas restritivas adotadas, a participação da população e as ações adotadas pelo governo municipal. “Foi um trabalho conjunto, que comprovou que se trabalharmos juntos, venceremos essa pandemia. Veja o quanto avançamos com apenas 30 dias de medidas restritivas, em que a maioria da população entendeu a situação e respeitou”, afirmou.

Mesmo estando num momento de declínio da curva da Covid-19 em Camaçari, Elias Natan, pede cautela à população. “Ainda temos 100% das UTIs ocupadas. Nós estamos apenas no início da curva decrescente. Se não mantivermos a vigilância e obediência às medidas preventivas, tudo isso irá por água à baixo e voltaremos a viver o caos. Por isso, conclamo às pessoas a continuarem protegendo a si e aos seus entes queridos. Ainda não é hora de aglomerar”, ressalta.

Durante o mês de março, a Secretaria da Saúde (Sesau) adotou importantes medidas para ajudar a população com a abertura de três unidades de saúde nos finais de semana com horário de atendimento estendido; ampliou o atendimento por demanda aberta em todas as unidades de saúde; aumentou a capacidade de ocupação da UPA da Gleba A com uma estrutura provisória instalada no estacionamento da unidade; implantou 18 leitos clínicos e sete poltronas para receber pacientes com a Covid, no CAPS III; reinaugurou o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC), com 20 leitos clínicos e uma sala vermelha; e ampliou de 10 para 15, os leitos de UTI Covid, contratualizados com o Hospital Santa Helena.

BANNER

LINKS ÚTEIS