IMG-LOGO
Ultimas Noticias: Destruiram a reputação do Poder legislativo em Camaçari: atual legislatura que começou 2021 gastando dinheiro público com carro de luxo, chegou ao fim em 2023 votando contra o povo Atenção Elinaldo, Dona Ivana Paula e Flávio Matos, o dinheiro do incentivo financeiro do Agente Comunitário de Saúde, já foi depositado na conta da prefeitura E com o limão que restou Elinaldo fez uma limonada sem açucar Natal Solidário: Cidade da Luz realiza Dia D de arrecadação de donativos neste sábado, 16 de dezembro Em primeira discussão e votação, Câmara de Camaçari aprova PDDU-S do município
Elinaldo e Rui Costa ampliam restrições até 15 de março. Material de construção e oficinas foram liberadas
06/03/21 as 06:58 pm

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

 

A fim de reforçar a necessidade de aplicação das medidas adotadas na última terça-feira (2/3), para conter o avanço do novo coronavírus, o prefeito Elinaldo Araújo e gestores da Região Metropolitana de Salvador (RMS) participaram, na tarde deste sábado (6/3), de mais uma reunião com o governador da Bahia, Rui Costa. O encontro ocorreu por meio de videoconferência e discutiu a prorrogação das medidas restritivas e ampla restrição para o próximo final de semana.

Na reunião, o governador decidiu que, nos dias 13 e 14 de março, só será permitido o funcionamento dos serviços de saúde e farmácia, o exercício das demais atividades está suspenso. Ainda foi acordado, que as restrições de atividades consideradas não essenciais, em Salvador e na RMS, serão prorrogadas até a próxima segunda-feira (15/3), e o toque de recolher permanece até o fim do mês de março.

De acordo com Elinaldo, os serviços prestados por óticas, lojas de material de construção e oficinas serão considerados essenciais, em Camaçari. Esta decisão e as novas medidas estabelecidas serão publicadas, por meio de decreto, no Diário Oficial do Município (DOM) e estarão embasadas no decreto do Governo do Estado.

Para Elinaldo, as ações visam ampliar o isolamento social e frear o avanço da pandemia do novo coronavírus, evitando assim um possível colapso no sistema de saúde. “É importante que as ações estejam unificadas entre as cidades que compõe a RMS para que juntos alcancemos o resultado esperado”, disse ao acrescentar um pedido: “Peço a compreensão, a colaboração da população e que respeitem as medidas. Usem máscaras, saiam de casa se for necessário, façam a higienização e tomem todos os cuidados, pois só com o esforço de todos vamos vencer”, concluiu.

Em Camaçari, a gestão municipal colocou em funcionamento 17 leitos clínicos, um leito de estabilização e sete poltronas para receber até 25 pacientes com a Covid-19 no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III; ampliou de 10 para 15 os leitos de UTI Covid-19 contratados junto ao Hospital Santa Helena; e autorizou a abertura do chamamento público para reabertura do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC).

Na ocasião, a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, apresentou os dados do Laboratório Central do Estado da Bahia (LACEN-BA). Segundo a gestora, “nos últimos três dias, com a adoção de medidas restritivas, houve uma curva descendente, de 57% de casos ativos da Covid 19 para 54%”.

Para o governador Rui Costa, o resultado foi extraordinário. “Com as medidas já é possível ver resultado positivo, ainda que com ações limitadas percebemos a redução da velocidade de contaminação, por isso estamos estendendo as decisões, com o intuído de diminuir ainda mais os números ativos no estado”, disse.

Um novo encontro está agendado para acontecer na próxima terça-feira (9/3), com prefeitos da RMS, para discutir a retomada do comércio, conforme disponibilidade de leitos.

BANNER

LINKS ÚTEIS