Compartilha Bahia
Dom Ptrini diz em mensagem que a ressurreição não é um sentimento no coração, mas é um fato real, um acontecimento
17/04/21 as 11:22 pm
Ver Notcia

A ressurreição não é um sentimento no coração, mas é um fato real, um acontecimento. Confira a reflexão da Liturgia do 3º Domingo da Páscoa com Dom Petrini


Ver Notcia
 
 
Praça da Matriz em Abrantes recebe obras de requalificação
 

 

 

Em continuidade às ações que visam melhorar a qualidade de vida da população e beneficiá-la com equipamentos públicos de qualidade, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) dá continuidade à obra de requalificação da Praça da Matriz, em frente à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes. Os serviços ocorrem em uma área de aproximadamente 8.257 m² a fim de transformar o ambiente em um espaço moderno e aconchegante para acolher a comunidade local, visitantes e turistas.

De acordo com os técnicos da Seinfra, os trabalhos acontecem conforme o cronograma de obra, com intervenções em toda extensão da praça. A empresa executora dos serviços realiza a construção dos quiosques geminados e individual, que estão na fase de revestimento da estrutura; dos bancos canteiros; do palco e da arquibancada do anfiteatro, passeio da arquibancada, além da delimitação dos jardins e da área de evento; instalação da cerca em eucalipto do parque infantil; e assentamento em eucalipto dos pergolados.

O projeto compreende a substituição de toda pavimentação e dos bancos, construção de quiosques comerciais, pergolados, parque infantil em eucalipto, pista de skate dentro dos padrões atuais, anfiteatro, fonte luminosa, equipamentos de ginástica, pista de cooper, jardins, rampas de acessibilidade e vagas para estacionamento. A quadra poliesportiva existente, também será contemplada com benfeitorias.

A requalificação da praça teve início em dezembro, com a execução dos serviços de demolição do piso existente, remoções dos equipamentos que estavam sem condições de uso, dentre outras etapas da atividade. Antes de iniciar as intervenções, a área de lazer e convívio social foi encontrada com bancos, parque infantil e equipamentos de ginástica danificados, além da pista de skate e quadra poliesportiva que oferecia riscos aos usuários, tornando-se necessária a revitalização do espaço.

O governo municipal tem investido em diversos projetos na sede e costa do município, com o intuito de contribuir para o resgate da autoestima e o bem-estar dos seus habitantes. Além da requalificação de praças, a Seinfra tem realizado em Vila de Abrantes serviços de manutenção, a exemplo de tapa-buraco e limpeza de canais.

Foto: Josué Silva


Ver Notcia

 

A pandemia do coronavírus teve aumento nos últimos dias em Camaçari (BA), no boletim deste sábado (17), 08 óbitos foram confirmados, bem como 113 novos casos positivos e 638 pacientes ativos.  

Os números totais até o momento são 19.388 infectados, 18.279 recuperados, e 418 mortos.

Cresceu os mortos, os infectados e os ativos.   No sábado passado foram 80 casos positivos, neste sábado 113, no sábado passado não teve registro de óbitos, neste teve 08. Ontem os ativos eram 638, hoje são 694.

Subiu tudo.


Ver Notcia
 
 

Foi retomado na manhã deste sábado (17/4), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização segue até às 16h e continua neste domingo (18/4) para novas faixas de idade. Sendo atendidas pela manhã, idosos a partir de 64 anos e pessoas com 63 anos, nascidas entre setembro e dezembro de 1957. Pela tarde, além dos cidadãos com 64 anos, serão contemplados aqueles com 63, nascidos entre janeiro a 18 de abril de 1958..

Na manhã deste sábado (17/4), foram vacinados os idosos a partir de 64 anos, e pela tarde foi acrescido o público com 63 anos, nascidos entre o dia 18 de abril e agosto de 1957. Também acontece neste dia e se mantém como público no domingo (18/4), os pacientes em tratamento de hemodiálise, além de policiais militares, civis, rodoviários, federais, bombeiros, salva-vidas, guardas municipais e de trânsito. Todos com 50 anos acima, na ativa e atuando em Camaçari.

A aplicação da segunda dose também ocorrerá neste domingo. Os locais da costa são os mesmos. Porém, na sede a vacinação ocorrerá em um drive-thru instalado no estacionamento da Prefeitura de Camaçari e na Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza.

Dona Agenilda Miranda, optou por se vacinar através do sistema drive-thru, instalado no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, que oportuniza que o munícipe seja atendido sem precisar sair de dentro do veículo. Na ocasião, ela agradeceu por ter chegado a sua vez de ser vacinada. “Graças a Deus! Estou muito feliz e desejo que possamos ficar livres dessa doença”, disse satisfeita.

Com a esperança de que o imunizante seja uma das soluções para conter a contaminação do novo coronavírus, a cuidadora Luzia Lima, compartilhou o seu sentimento após receber a primeira dose da vacina. “Estou feliz e esperando em Deus que essa seja a solução”, comentou. Em concordância com Luiza, a cidadã Marina Santos, expressou “estou feliz. Graças a Deus!”.
 
“Para dar continuidade ao monitoramento da vacinação, vim até o Estádio e pude constatar que a vacinação da primeira dose dos nossos idosos está ocorrendo de forma tranquila e organizada”, afirmou o secretário da Saúde, Elias Natan durante uma visita do drive-thru no Estádio Municipal.

Em paralelo a imunização da população, a Sesau aproveitou para fazer o lançamento e dar início a ação voluntária intitulada Vacinação Solidária, que tem como objetivo arrecadar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal que serão destinados às famílias carentes do município. As doações podem ser feitas no ato da vacinação e em qualquer um dos pontos de atendimento.

Confira os locais de vacinação da primeira e segunda dose neste sábado e domingo (18/4). O atendimento acontece sempre das 9h às 16h:

Locais de vacinação na sede para 1ª dose:
Drive-thru no Estádio Fernando Ferreira Lopes

Escola Professor Luís Rogério de Souza – Gleba C
Centro de Vacinação Contra a Covid-19 – Atrás do antigo Bompreço

Locais de vacinação na sede para 2ª dose:
Drive-thru instalado na Prefeitura de Camaçari;

Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza

Locais de vacinação na costa tanto para a 1ª quanto a 2ª dose:
Centro Educacional Marquês de Abrantes

Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas
USF Barra do Jacuípe
USF Barra do Pojuca
Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo

 
Foto: Jean Victor

Ver Notcia Após a chegada de mais 3.570 doses da vacina contra Covid-19, retomamos a vacinação neste sábado (17). Com intuito de ajudar mais famílias neste momento delicado da pandemia, iniciamos também a ação "Vacinação Solidária", com arrecadação de alimentos, produtos de higiene e roupas para famílias mais carentes do município.
Ver Notcia

 

 

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) publicou nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, a segunda lista com as escolas que já cumpriram com as exigências de controle das aulas on-line e tiveram o ano letivo de 2020 validado. As escolas que não aparecem até esta segunda lista ainda possuem tempo para regularizar a situação. 

 A Escola Carpe Diem é uma das que já foram contempladas com a aprovação.  

 

Regime Especial de Atividade Curricular - O Regime foi estabelecido no início da pandemia ocasionada pela COVID-19, como forma de viabilizar as aulas nos domicílios dos estudantes, enquanto perdurarem os decretos de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública, que suspendem as atividades presenciais nas instituições de ensino. 

  

O CEE-BA normatizou o Regime de Especial de Atividade Curricular e orientou acerca da aplicação das atividades curriculares nos domicílios dos estudantes para todas as redes e unidades escolares da educação básica, bem como as instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES, integrantes do sistema estadual de ensino da Bahia. 


Ver Notcia

 


O presidente da Câmara Municipal de Camaçari Vereador Junior Borges (DEM) realizou na manhã desta sexta-feira (16), durante entrevista coletiva com a imprensa um balanço dos seus 100 dias frente a gestão do Poder legislativo.


Sem falar do aspecto financeiro ele mostrou que instalou no plenário um moderno painel eletrônico e dotou a Câmara de um sistema informatizado, que fará, entre outras coisas, o arquivo online de tudo que for, por exemplo, dito, tratado, apresentado, debatido e aprovado no plenário.

 


Antigamente os vereadores ao fazer um pronunciamento, que eles consideravam importante, tinham que solicitar que fosse registrado nos “anais da câmara”, que era o mesmo que solicitar que ficasse registrado na história do parlamento. Isso agora é automático. Sem dúvida um avanço que representa décadas a frente.

 

Como não poderia de ser diferente os vereadores nesses 100 dias estiveram atentos as necessidades legislativas no que se refere ao combate a pandemia do corona vírus, tendo eles, aprovado leis que autorizam o Executivo a comprar vacinas. Também foram solidários com os trabalhadores da Ford que amargaram uma demissão em massa.

 

(Texto de Julio Ribeiro - Jornalista do site Compartilha Bahia)


Ver Notcia

 

 

Presidente da Câmara Junior Borges tirou o dia pra prestar contas, estivemos lá!. Com "um olho no peixe e outro olho no gato"


Em 100 dias presidente consegue avançar gerações em tecnologia


O presidente da Câmara Municipal de Camaçari Vereador Junior Borges (DEM) realizou na manhã desta sexta-feira (16), durante entrevista coletiva com a imprensa um balanço dos seus 100 dias frente a gestão do Poder legislativo.
Sem falar do aspecto financeiro ele mostrou que instalou no plenário um moderno painel eletrônico e dotou a Câmara de um sistema informatizado, que fará, entre outras coisas, o arquivo online de tudo que for, por exemplo, dito, tratado, apresentado, debatido e aprovado no plenário.


Antigamente os vereadores ao fazer um pronunciamento, que eles consideravam importante, tinham que solicitar que fosse registrado nos “anais da câmara”, que era o mesmo que solicitar que ficasse registrado na história do parlamento. Isso agora é automático. Sem dúvida um avanço que representa décadas a frente.


Como não poderia de ser diferente os vereadores nesses 100 dias estiveram atentos as necessidades legislativas no que se refere ao combate a pandemia do corona vírus, tendo eles, aprovado leis que autorizam o Executivo a comprar vacinas. Também foram solidários com os trabalhadores da Ford que amargaram uma demissão em massa.

 

(Texto de Julio Ribeiro - Jornalista do site Compartilha Bahia)


Ver Notcia

 

O município de Ibititá (BA) comunicou nesta sexta-feira (16) que recebeu mais 1.310 doses de vacinas contra a covid-19 e que prossegue com a imunização da comunidade.  

Em sua página na rede social a administração da Prefeita Nilvinha disse: “Mais 1.310 doses de vida e esperança acabam de chegar em Ibititá! Nossas equipes já estão de plantão para dar prosseguimento a campanha de vacinação contra Covid. Enquanto isso, se cuide e mantenha o distanciamento social. Essa luta é de todos nós”. 

 

FEIRA LIVRE FOI ANTECIPADA PARA SEXTA-FEIRA 

Em cumprimento ao protocolo estadual de prevenção à covid, a Feira Livre de Ibititá foi realizada antecipadamente nesta sexta-feira (16). 

Atendendo à medida de segurança, o decreto editado pela Prefeitura de Ibititá estabelece que a tradicional feira seja realizada em dias úteis e respeite todas as recomendações de limpeza, higienização e distanciamento. Só será permitida a venda de alimentos por comerciantes locais.  

Evite aglomerações, lave sempre as mãos e use máscara ao sair de casa. 

 


Ver Notcia

 

 

Coube ao boletim desta sexta-feira (16) confirmar o registro de 14 novos óbitos de covid-19 em Camaçari (BA). Além da alta mortalidade o dia registrou 102 novos casos positivos, o que demonstra acirramento do coronavírus na cidade. 

O número de novos casos não teve queda brusca durante a semana, muito pelo contrário, variou de alta a estabilidade. Na sexta da semana passada foram 88 infectados e nesta 102 casos. 

Ao todo a cidade já registou 19.275 confirmados, 18.275 recuperados, 410 mortos, e 638 ativos. 

 


Ver Notcia

 

 

Com a chegada, na tarde da sexta-feira (16/4), de 3.570 doses da vacina contra a Covid-19, a aplicação da primeira dose retoma neste sábado (17/4) em Camaçari. No mesmo dia, a Secretaria da Saúde (Sesau) lança também a ação Vacinação Solidária, na qual as pessoas que vão se vacinar podem participar doando alimentos, roupas, produtos de higiene e materiais de limpeza, que serão doados às famílias carentes de Camaçari.

Pela parte da manhã serão imunizados os idosos a partir de 64 anos, enquanto que pela tarde, além das pessoas acima de 64 anos, serão atendidos também, os idosos de 63 anos, nascidos entre o dia 18 de abril e agosto de 1957. Os atendimentos nos pontos de vacinação ocorrem das 9h às 16h.

Também serão vacinados nestes postos durante todo o sábado (17/4), pacientes em hemodiálise e profissionais das Forças de Segurança de 50 anos acima, que se encontram na ativa e que atuam em Camaçari, entre eles: policiais militares, civis, rodoviários, federais, bombeiros, guardas municipais e de trânsito, bem como, salva-vidas.

A aplicação da segunda dose também ocorrerá neste sábado, das 9h às 16h. Os locais da costa são os mesmos. Porém, na sede, a vacinação da segunda dose, ocorrerá em um drive-thru instalado na Prefeitura de Camaçari e na Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza.

A partir de segunda-feira (19/4) inicia a vacinação dos trabalhadores da educação de 55 anos acima, em locais a serem informados. Esse público deve apresentar comprovante de vínculo empregatício (carteira de trabalho, contracheque atualizado dos últimos 30 dias), RG, CPF e declaração conforme modelo, disponível aqui.

Locais de vacinação na sede para 1ª dose:
Drive-thru no Estádio Fernando Ferreira Lopes
Escola Professor Luís Rogério de Souza – Gleba C
Centro de Vacinação Contra a Covid-19 – Atrás do antigo Bompreço

Locais de vacinação na sede para 2ª dose:
Drive-thru instalado na Prefeitura de Camaçari;
Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza

Locais de vacinação na costa tanto para a 1ª quanto a 2ª dose:
Centro Educacional Marquês de Abrantes
Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas
USF Barra do Jacuípe
USF Barra do Pojuca
Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo


Ver Notcia

 

Com a reabertura do Boulevard, após as medidas restritivas das atividades comerciais por conta da pandemia, os consumidores de Camaçari e região passaram a contar com duas novas operações no empreendimento, ampliando assim o leque de opções. A primeira novidade é a chegada da Unidas, a segunda maior locadora de veículos do país, ao shopping. Com a primeira unidade em Camaçari, localizada no L1 do Boulevard, a empresa se destaca por ser líder em locação de frotas para empresas, além de fazer aluguel de carros para motoristas de aplicativos, como Uber.

 

A segunda novidade reforça a operação na praça de alimentação do Boulevard. Trata-se do Rey da Esfirra, que inaugurou a primeira unidade em um mall. A loja é uma das referências em “lanches rápidos, simples e a preço justo”, como afirma Josielson Reis, responsável pelo Rey da Esfirra.  “Buscamos aprofundar nosso conhecimento na culinária árabe, suas massas, seus temperos e formas de preparo, sem deixar de customizar com ingredientes regionais que tanto gostamos”, salienta ele, acrescentando que, desde setembro de 2019, quando a marca foi lançada, a empresa oferece “esfirras artesanais feitas com muito carinho em um ambiente familiar”.


Ver Notcia

 

 

Proprietários de imóveis da cidade têm até a próxima terça-feira (20/4) para pagar a cota única ou a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 10% no valor total devido. Já o parcelamento, é feito em 10 vezes.

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), prorrogou o prazo para pagamento do tributo em decorrência do enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ideia é oportunizar, com a extensão da data de vencimento, a regularização com o município, obtendo o abatimento.

A emissão da segunda via pode ser feita na página principal do site da Prefeitura (www.camacari.ba.gov.br) no botão IPTU, localizado no menu direito, ou pelo portal da Sefaz, que pode ser acessado aqui.

A Sefaz ressalta ainda, para o contribuinte que optou pelo parcelamento, que apenas o prazo da primeira cota foi prorrogado, as demais deverão ser pagas sempre no dia 20 de cada mês, ou seja, no dia 20 de abril deverá quitar duas parcelas. Sendo que o valor mínimo de cada parte será de R$ 50,00.

O novo prazo também é válido para as taxas de Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) e a Taxa de Resíduos Sólido Diluído (TRSD), que são cobradas junto ao carnê do IPTU. Caso precise de orientação, o contribuinte pode entrar em contato através do Sefaz Atende, por meio do número de WhatsApp (71) 98796-9856, com atendimento exclusivo via mensagem de texto, que pode ser enviada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ou ainda através do Call Center, no mesmo horário, através dos telefones (71) 0800 280 6965 ou 3621-6965 e pelo e-mail: callcentersefaz@camacari.ba.gov.br.


Ver Notcia

 

 

Obras do Viaduto do Trabalhador passam por nova etapa

As obras de duplicação e recuperação do Viaduto do Trabalhador avançam para mais uma nova etapa. Desta vez, os trabalhos acontecem para que uma parte da via Atlântica (BA-530), conhecida como Estrada da Cetrel, sentido Hospital Geral de Camaçari (HGC), se encaixe com a nova estrutura do viaduto. Os serviços tiveram início nesta quinta-feira (15/4) e seguem até 30 de abril.

Conforme a equipe técnica da Prefeitura de Camaçari, vinculada à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a empresa responsável pela execução da atividade realiza a terraplanagem e instalação de meio-fio no local, para que na sequência a pista possa receber a pavimentação asfáltica em toda a sua extensão. Além desta atividade, as equipes executam outros procedimentos na obra, como a construção de barreiras tipo guarda-roda e a terraplenagem da alça quatro, que receberá posteriormente a malha asfáltica.

Além desta intervenção, outras etapas da obra seguem e contam com os seguintes percentuais de conclusão: a estrutura do equipamento com 90%; a iluminação encontra-se com 95%; a pavimentação da rodovia com 90%; a drenagem pluvial, com mais de 60%; e a parte de urbanismo e paisagismo possui 30%. Também serão realizadas a restauração e requalificação do pavimento do viaduto existente, e a sinalização viária do equipamento, dentre outros procedimentos.

Para que os serviços aconteçam de forma segura e sem acidentes, a Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT) precisou fazer algumas modificações temporárias no trânsito da região para o tráfego de veículos. As principais vias que sofreram alterações contam com sinalização horizontal e vertical, a exemplo de cones, com o objetivo de orientar aos motoristas.

Os condutores têm a opção de conferir as alternativas de vias que podem ser acessadas clicando aqui.


Ver Notcia

 

No próximo dia 22 de abril vai acontecer mais uma edição do Diálogos que Conectam, tendo como tema: “Segurança e vigilância em tempos de pandemia”. A palestrante convidada é a Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Rute Carvalhal. O evento online, promovido pela Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências da Bahia -Afeag-BA, será transmitido ao vivo, às 19 horas, pelo canal do Crea-BA no Youtube.

A palestra terá uma abordagem nas ações da vigilância em saúde do trabalhador, que conta com os conhecimentos e contribuições dos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho. Os profissionais também estão atuando na pandemia da covid-19. Serão apresentados dados reais dessas ações em um ano de pandemia e também informações de como são realizadas as investigações, quanto aos protocolos de prevenção e segurança, para os trabalhadores que estão desenvolvendo suas atividades em plena crise sanitária.

A palestrante aproveita a oportunidade para parabenizar o Crea-BA por abrir este espaço de trocas de conhecimento. “Para mim será uma excelente oportunidade de demonstrar que o engenheiro pode atuar em qualquer lugar e quanto o meu trabalho soma aos outros saberes. É uma troca e um constante aprendizado. Gratidão por este espaço oferecido pelo Diálogos que Conectam”, conclui a profissional.

Sobre a palestrante, a mesma tem um extenso currículo consolidado em mercado. Graduada em Engenharia Civil pela Ucsal, licenciatura e bacharelado em Geografia pela Ufba e Administração de Empresas pela Uniftc. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Ufba, em Vigilância em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e em Higiene e Segurança do trabalho pela Universidade Unyleya.  Rute possui ainda experiência na área de vigilância em ambientes e processos de trabalho pelo CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Gestão em Defesa Civil. Atualmente, Coordena pela quarta vez a Câmara Especializada em Engenharia Civil do Crea-BA. Ela também já foi coordenadora Nacional por duas vezes da Câmara de Civil, representante da planária do Crea-BA no Programa Mulher, Diretora do Senge-BA, Vice-Presidente da Abenc-BA, e também conselheira do Crea-BA com vários mandatos.

Esse é o terceiro encontro da segunda edição do Diálogos que Conectam, um projeto que nasceu em 2020, durante a pandemia. O evento disponibiliza certificados digitais aos participantes.

Ronald Araújo


 
© Compartilha Bahia- Anuncie | Institucional | Política de Privacidade | Contato | Assine